-

PGR denuncia deputado Jutahy Júnior e mais três pessoas por suposto ‘caixa 3’

14 de dezembro de 2018
171 Acessos
3 Comente

A Procuradoria Geral da República (PGR) informou nesta sexta-feira (14) ter denunciado o deputado federal Jutahy Júnior (PSDB-BA) e mais três pessoas ao Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto “caixa 3” na campanha eleitoral de 2010.

O caixa 2 consiste em um político ou um partido receber doação e não declarar à Justiça Eleitoral. Segundo a PGR, o “caixa 3” consistiu em o deputado receber doações da Odebrecht por meio de oturas empresas (leia detalhes mais abaixo).

Ao G1, o deputado disse que cumpriu “100% da lei”, recebeu doações de empresas idôneas e habilitadas a doar, acrescentando que os valores doados foram declarados à Justiça Eleitoral e as contas, aprovadas. Disse, ainda, que “não existe a tipificação do caixa 3”.

“Em 2010, era permitida a doação empresaria. Recebi de duas empresas a soma de R$ 30 mil. Eram empresas idôneas, e a legislação permitia que eleas doassem. A doação está registrada na prestação de contas aprovadas pela Justiça Eleitoral. Fiz tudo absolutamente dentro da lei e vou me defender com a tranquilidade de quem é inocente”, afirmou Jutahy.

“Durante a campanha, procurei saber se a empresa poderia doar, consultei a lista das empresas que podem doar, averiguamos. E as empresas doaram dentro da legislação, está tudo registrado. Essa figura de caixa 3 não existe, não tem sustentação no código eleitoral”, acrescentou.

Além de Jutahy, foram denunciados:

  • Benedicto Barbosa da Silva Júnior, ex-executivo da Odebrecht e delator;
  • Walter Faria, do grupo Petrópolis;
  • Roberto Luiz Ramos Fontes Lopes, dono das empresas Leyroz e Praiamar.

Procurada, a assessoria do grupo Petrópolis divulgou a seguinte nota:

“Em nota, o Grupo Petrópolis informa que as doações para campanhas eleitorais estão registrados e comprovadas em órgãos competentes, de acordo com o que determina a legislação. Os esclarecimentos sobre o tema já foram prontamente prestados às autoridades para permitir a completa elucidação dos fatos. O empresário Walter Faria se defenderá nos termos da lei, confiante que ao final a legalidade das doações será reconhecida pela Justiça.”

 

G1 tentava contato com as defesas dos demais denunciados até a última atualização desta reportagem.

O que diz a PGR

Segundo a PGR, o parlamentar informou ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) ter recebido na campanha de 2010 R$ 30 mil das empresas Leyroz de Caxias Indústria e Logística e Praiamar Indústria, Comércio e Distribuição.

“No entanto, as investigações instauradas a partir de colaboração premiada confirmaram que a doação foi feita pelo Grupo Odebrecht”, informou a procuradoria.

Ainda de acordo com a PGR, a investigação aponta que Walter Faria, do grupo Petrópolis, foi procurado por Benedicto Barbosa, da Odebrecht, para fazer a doação e, assim, a empreiteira “compensaria o grupo Petrópolis”.

“Como Walter Faria não queria que sua empresa aparecesse como grande doador eleitoral, entrou em contato com Roberto Lopes [da Leyroz e da Praiamar], que atendeu à demanda e fez constar oficialmente na prestação de contas, como doadoras, suas empresas”, diz a procuradoria.

Ainda segundo a acusação, Walter Faria compensou os gastos.

“Em depoimento, Roberto Lopes confirmou que suas empresas simularam doações eleitorais a candidaturas indicadas por Walter Faria, a quem posteriormente encaminhava os recibos de transferência”, informou a PGR.

(G1/Foto: Portal Bahia10)

Deixe seu comentários

NEM TE CONTO

Competição de Mountain Bike cresce na Bahia e pode ajudar turismo
Mais noticias
0 shares64 views
Mais noticias
0 shares64 views

Competição de Mountain Bike cresce na Bahia e pode ajudar turismo

portbahiadez10 - 19 de abril de 2019 - 10:26:15

Chegando à sua 5ª edição, O Suba 100 MTB - Inselberg Challenge movimenta os municípios de Santa Teresinha, Itatim e…

Quatro homens que levavam corpo em carro morrem em confronto com a PM
Mais noticias
0 shares216 views
Mais noticias
0 shares216 views

Quatro homens que levavam corpo em carro morrem em confronto com a PM

portbahiadez10 - 18 de abril de 2019 - 06:10:51

Quatro homens morreram após uma troca de tiros com a polícia de Santo Amaro, no Recôncavo da Bahia, na tarde…

Adab realiza campanha de prevenção contra peste suína clássica
Mais noticias
0 shares53 views
Mais noticias
0 shares53 views

Adab realiza campanha de prevenção contra peste suína clássica

portbahiadez10 - 18 de abril de 2019 - 04:01:15

A Bahia é considerada zona livre de Peste Suína Clássica (PSC). Mas, recentemente, alguns estados nordestinos registraram casos da doença.…

3 Responses

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentarios sao de responsabilidade exclusiva de seus autores e nao representam a opiniao deste site.