-

Maioria dos artistas contratados pro São João na Bahia ainda não foi paga

22 de outubro de 2015
198 Acessos

Quase quatro meses depois do período do São João, a maior parte de um grupo de 39 artistas contratados para se apresentar nas festas juninas da capital e interior ainda não viu a cor dos cachês que deveriam ser pagos pela Bahiatursa.

“Eu e muitos outros ligamos com frequência para saber quando vamos receber, mas nunca nos dizem nada de concreto. Apenas que há problemas burocráticos com a Procuradoria-Geral do Estado. Data que é bom, nenhuma”, disse um conhecido cantor e compositor baiano, que pede para não ser identificado, segundo ele, por temor de “entrar na geladeira” do órgão.

Traduzindo, ser excluído da lista de contratados para eventos de grande porte, como o Carnaval. O atraso nos repasses – cujos valores vão de R$ 15 mil, para nomes menos conhecidos, a cerca de R$ 100 mil, no caso de atrações com maior público – foi confirmado à Satélite por outros três forrozeiros da Bahia.

Todos eles também pedem para não ter a identidade revelada, mas alegam que precisam pagar músicos, débitos com custos de produção e equipe técnica.

Fala governo

Em nota enviada à coluna, a Secretaria de Comunicação Social do Governo (Secom) evita falar em atraso, embora quem não recebeu a verba garanta que os cachês de São João eram geralmente pagos até 45 dias após a apresentação. O órgão diz apenas que a “Bahiatursa iniciou no final de setembro o pagamento dos 39 artistas que participaram do chamamento por meio de edital publicado no Diário Oficial” e que “todos serão pagos o mais breve possível”.

Xote do silêncio
A Secom, contudo, não informa quantos artistas já receberam desde o fim do mês passado os cachês devidos pela Bahiatursa, bem como o motivo da demora e a data exata para regularização dos débitos. Também ficaram sem resposta as indagações sobre por que atrações nacionais que se apresentaram este ano no São João do Pelô, como os cantores Elba e Zé Ramalho, foram pagos, enquanto dezenas de cantores e bandas da Bahia que tocaram no mesmo palco não.

Pelas beiradas
O prefeito ACM Neto (DEM) evitou politizar a recomendação do TCU para que o Congresso rejeite as contas de 2014 da presidente Dilma Rousseff (PT), o que abre espaço para um eventual pedido de impeachment, mas não segurou as críticas ao governo.

“Foi uma decisão muito forte, não só pelo caráter inédito, mas porque foi tomada por unanimidade. Revela o grande desequilíbrio fiscal do governo, o que contribuiu sobremaneira para essa crise econômica que estamos vivendo hoje e que penaliza milhares de trabalhadores brasileiros”, disse o democrata ontem, na cerimônia para início das obras do programa Morar Melhor, em Nova Constituinte. “Agora, as consequências disso cabem ao Congresso. Eu, como prefeito, prefiro não opinar”, afirmou.

Ladeira abaixo
O setor de hotelaria em Salvador manteve em setembro a trajetória de queda vertiginosa verificada em quase todos os meses de 2015. Segundo levantamento feito entre os 28 principais hotéis da cidade, este é o pior setembro dos últimos 14 anos, quando começa a série histórica da pesquisa.

A média de ocupação para mês passado ficou em 51,11%, aproximadamente oito pontos percentuais a menos que o mesmo período do ano passado. Para efeito de comparação, esse índice chegou a 80% em 2001 e 70% em 2003, dois anos da era de ouro do turismo baiano.  Fonte: Correio24Hrs*

Deixe seu comentários

NEM TE CONTO

Competição de Mountain Bike cresce na Bahia e pode ajudar turismo
Mais noticias
0 shares83 views
Mais noticias
0 shares83 views

Competição de Mountain Bike cresce na Bahia e pode ajudar turismo

portbahiadez10 - 19 de abril de 2019 - 10:26:15

Chegando à sua 5ª edição, O Suba 100 MTB - Inselberg Challenge movimenta os municípios de Santa Teresinha, Itatim e…

Quatro homens que levavam corpo em carro morrem em confronto com a PM
Mais noticias
0 shares233 views
Mais noticias
0 shares233 views

Quatro homens que levavam corpo em carro morrem em confronto com a PM

portbahiadez10 - 18 de abril de 2019 - 06:10:51

Quatro homens morreram após uma troca de tiros com a polícia de Santo Amaro, no Recôncavo da Bahia, na tarde…

Adab realiza campanha de prevenção contra peste suína clássica
Mais noticias
0 shares58 views
Mais noticias
0 shares58 views

Adab realiza campanha de prevenção contra peste suína clássica

portbahiadez10 - 18 de abril de 2019 - 04:01:15

A Bahia é considerada zona livre de Peste Suína Clássica (PSC). Mas, recentemente, alguns estados nordestinos registraram casos da doença.…

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentarios sao de responsabilidade exclusiva de seus autores e nao representam a opiniao deste site.