-
Publicidade

Lula não deve ir a Porto Alegre no dia do julgamento

10 de janeiro de 2018
209 Acessos
https://www.facebook.com/CamaraMunicipaldeCastroAlves/

ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá acompanhar de São Paulo o julgamento que definirá o seu destino político, no próximo dia 24. Advogados aconselharam o petista a não participar de manifestações em Porto Alegre, onde fica a sede do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), sob o argumento de que é preciso cautela para evitar confrontos e acirramento de ânimos.

“A ida de Lula a Porto Alegre sempre esteve condicionada à possibilidade de ele ser ouvido no julgamento”, disse o líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS), ao lembrar que esse pedido, feito pela defesa do ex-presidente, até agora não foi acatado pelo tribunal. “Não tem sentido ele ir lá e ficar olhando. As manifestações que estamos organizando na cidade serão de solidariedade e apoio, mas Lula não vai participar”, afirmou.

Dirigentes do PT já trabalham com a perspectiva da condenação de Lula pelo TRF, mas, mesmo assim, manterão sua candidatura ao Palácio do Planalto até o último recurso na Justiça. Se Lula for condenado no caso do triplex do Guarujá em segunda instância, ficará inelegível pelos critérios da Lei da Ficha Limpa. Poderá, no entanto, permanecer na campanha deste ano até que todos os questionamentos (embargos) de sua defesa sejam analisados.

A estratégia do PT consiste em partir para o enfrentamento no palanque, na tentativa de defender Lula. É provável que, em um cenário de condenação, a candidatura do ex-presidente seja impugnada, mas o cálculo dos petistas é de que, até isso ocorrer, ele conseguirá passar a ideia de “perseguição política”.

A cúpula do PT avalia que, se Lula for impedido de concorrer e sua prisão for decretada, ele virará “mártir” e será importante cabo eleitoral. Embora oficialmente todos os dirigentes do partido digam que não há plano B para o caso de o ex-presidente não disputar, a aposta, até agora, recai sobre o ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT). O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad deve concorrer ao Senado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

NEM TE CONTO

Rodovia entre Conceição do Almeida e São Felipe será recuperada
Mais noticias
0 shares76 views
Mais noticias
0 shares76 views

Rodovia entre Conceição do Almeida e São Felipe será recuperada

portbahiadez10 - 19 de outubro de 2018 - 11:34:32

O trecho da BR-242, entre a BR-101 em Conceição do Almeida até a cidade de São Felipe, no Recôncavo baiano,…

“Chefão do tráfico” morre em confronto com policiais militares
Mais noticias
0 shares104 views
Mais noticias
0 shares104 views

“Chefão do tráfico” morre em confronto com policiais militares

portbahiadez10 - 19 de outubro de 2018 - 11:25:19

Apontado como líder de uma quadrilha de tráfico de drogas e autor de um homicídio, Bento José de Souza, conhecido como “Bentinho”,…

Vaqueiro é suspeito de se passar por policial para atrair e estuprar mulheres
Mais noticias
0 shares68 views
Mais noticias
0 shares68 views

Vaqueiro é suspeito de se passar por policial para atrair e estuprar mulheres

portbahiadez10 - 19 de outubro de 2018 - 11:24:17

A Polícia Civil em Iguaí, a 505 km de Salvador, procura um homem que se passava por policial para atrair…

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentarios sao de responsabilidade exclusiva de seus autores e nao representam a opiniao deste site.