-
Publicidade

Conheça história do poeta Castro Alves, que completa 172 anos nesta quinta-feira

13 de março de 2019
471 Acessos

A cidade que leva o nome do poeta Castro Alves, que completa 172 anos de nascimento nesta quinta-feira (14), O ato solene a partir das 08hrs com as homenagem ao monumento da Estátua com uma programação cultura na praça da liberdade no centro da cidade, acontecem uma palestra com Prof. Aldo Júnior sobre a vida e memória do poeta, além da apresentações da Filarmônica. O município, localizado a 190 km de Salvador, foi batizado com o nome do escritor desde 1900.

Antes de levar o nome de Castro Alves, o município era chamado de “Curralinho”, porque servia de passagem para antigos tropeiros, com destino a Feira de Santana, localizada a 100 km da capital.

 

O local abrigava uma fazenda, cujos proprietários eram os avós do poeta abolicionista. Na terra havia cultivo de fumo, feijão e cana de açúcar.

A cidade mantém até hoje o casarão da família de Castro Alves, onde funciona um museu, que guarda a história do lugar e o acervo do poeta.
Há registro de pelo menos 13 obras escritas por ele na cidade que depois foi batizada com seu próprio nome. “Entre elas O Hóspede, Aves de Arribação, Os Perfumes e outras que são conhecidas mundialmente”, informa.

 

O museu expõe ainda na parede, o retrato do avô do poeta, José Antônio da Silva Castro, que foi general do Exército e também chamado de “Periquitão”. O visitante que for conhecer o casarão pode ver também o tinteiro que o poeta usou para escrever suas obras.

 

Além de “Curralinho”, o poeta ainda viveu, só no Recôncavo baiano, em Cabeceiras do Paraguaçu, Cachoeira e São Félix. O escritor viveu também em Salvador, com os pais, e passou por Recife e São Paulo.

Deixe seu comentários

NEM TE CONTO

PT pode estar fechado contra a reforma
Mais noticias
0 shares21 views
Mais noticias
0 shares21 views

PT pode estar fechado contra a reforma

portbahiadez10 - 24 de março de 2019 - 02:08:40

Ex-presidente do PT, o deputado federal Rui Falcão disse que há consenso na bancada de 54 parlamentares do partido contra…

Troca de tiros entre passageiro de ônibus e assaltantes deixa feridos em Salvador
Destaques
0 shares33 views
Destaques
0 shares33 views

Troca de tiros entre passageiro de ônibus e assaltantes deixa feridos em Salvador

portbahiadez10 - 24 de março de 2019 - 02:03:19

Uma troca de tiros entre um passageiro de um ônibus e assaltantes, em Salvador, deixou seis pessoas feridas, conforme informações…

Com participação de Wesley Safadão, Parangolé grava nova versão de sucesso
Entretenimento
0 shares16 views
Entretenimento
0 shares16 views

Com participação de Wesley Safadão, Parangolé grava nova versão de sucesso

portbahiadez10 - 24 de março de 2019 - 01:51:45

A banda Parangolé, sob o comando do vocalista Tony Salles, lançou na última sexta-feira (22) uma nova versão da música…

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentarios sao de responsabilidade exclusiva de seus autores e nao representam a opiniao deste site.