-
Publicidade

Conheça história do poeta Castro Alves, que completa 171 anos nesta quarta-feira (14)

14 de março de 2018
2854 Acessos

A cidade que leva o nome do poeta Castro Alves, que completa 171 anos de nascimento nesta quarta-feira (14), recebe há cinco dias a 18ª edição Festival do Poeta. O município, localizado a 190 km de Salvador, foi batizado com o nome do escritor desde 1900.

No palco instalado na praça da cidade acontecem apresentações de poesias e danças, encenadas por crianças de escolas municipais, além de feira de artesanatos e shows. É o primeiro ano do evento, que acontece nesta terça, dia de feriado na cidade.

Antes de levar o nome de Castro Alves, o município era chamado de “Curralinho”, porque servia de passagem para antigos tropeiros, com destino a Feira de Santana, localizada a 100 km da capital.

O local abrigava uma fazenda, cujos proprietários eram os avós do poeta abolicionista. Na terra havia cultivo de fumo, feijão e cana de açúcar.

A cidade mantém até hoje o casarão da família de Castro Alves, onde funciona um museu, que guarda a história do lugar e o acervo do poeta.
Há registro de pelo menos 13 obras escritas por ele na cidade que depois foi batizada com seu próprio nome. “Entre elas O Hóspede, Aves de Arribação, Os Perfumes e outras que são conhecidas mundialmente”, informa.

O museu expõe ainda na parede, o retrato do avô do poeta, José Antônio da Silva Castro, que foi general do Exército e também chamado de “Periquitão”. O visitante que for conhecer o casarão pode ver também o tinteiro que o poeta usou para escrever suas obras.

“Ele usou esse tinteiro para escrever suas belas poesias que hoje nós passamos para nosso alunos para conheceram e vivenciar esse momento. A história de Castro Alves é muito inspiradora e nos deixa muito orgulhosos como moradores”.

Além de “Curralinho”, o poeta ainda viveu, só no Recôncavo baiano, em Cabaçeiras do Paraguaçu, Cachoeira e São Félix. O escritor viveu também em Salvador, com os pais, e passou por Recife e São Paulo. [Confira programação completa ]

Deixe seu comentários

NEM TE CONTO

Itatim: Prefeitura inaugura nova UBS no Bairro Nova Itatim
Mais noticias
0 shares28 views
Mais noticias
0 shares28 views

Itatim: Prefeitura inaugura nova UBS no Bairro Nova Itatim

portbahiadez10 - 22 de março de 2019 - 11:30:15

Na noite desta quinta-feira (21), foi inaugurada em Itatim mais uma Unidade Básica de Saúde. Desta vez, no bairro Nova…

Miss do México vai lutar com todas as armas pelo título de Miss Bumbum World; Fotos
Destaques
0 shares91 views
Destaques
0 shares91 views

Miss do México vai lutar com todas as armas pelo título de Miss Bumbum World; Fotos

portbahiadez10 - 22 de março de 2019 - 10:47:06

Sheyla Mell ostenta o título de Miss Bumbum México desde 2015, o que lhe rendeu a capa da revista Sexy…

Rodoviários vão protestar nesta sexta contra Previdência, mas negam paralisação
Mais noticias
0 shares40 views
Mais noticias
0 shares40 views

Rodoviários vão protestar nesta sexta contra Previdência, mas negam paralisação

portbahiadez10 - 22 de março de 2019 - 10:41:22

Um grupo de manifestantes realiza na manhã desta sexta-feira (22), em Salvador, um ato contra a reforma da previdência. A…

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentarios sao de responsabilidade exclusiva de seus autores e nao representam a opiniao deste site.