-
Publicidade

Animais precisam de cuidados especiais durante o verão

10 de janeiro de 2018
354 Acessos

O verão exige um cuidado maior com a pele dos seres humanos. Mas não é apenas a raça humana que precisa de atenção especial durante a estação mais quente do ano, os animais também precisam de cuidados para não sofrer com as altas temperaturas. A Tribuna da Bahia conversou com veterinários e compilou algumas dicas ajudar na proteção dos pets durante o verão de 2018.

Quando se trata do cuidado com animais, a veterinária e sócia do Planeta Animal, Gabriela Azevedo, é especialista. A principal recomendação é evitar exposição ao sol durante horários mais quentes. “Em se tratando do cachorro, o ideal é levar o animal para passear no início da manhã ou no final da tarde, quando o sol não está tão quente. Também deve haver uma programação para troca de água pelo menos duas ou três vezes por dia, para que a água fique sempre limpa e fresca”, aconselha.

Conforme esclarece a veterinária, a atenção com a água dos gatos deve ser triplicada. “Gatos não gostam de sair, preferem ficar em casa. Então é preciso muita atenção com a água. O ideal seria bebedouros ou mesmo fontes de água, que atraem os gatos”, destacou a especialista, que recomenda ainda atenção ao xixi e cocô dos animais, que pode indicar que algo não vai bem com a saúde do pet.

O uso de protetor solar também é indicado durante o verão. “Sobretudo para animais de pelagem mais clara. Passar o protetor nas áreas do focinho, bordas internas das orelhas, a região da barriga, enfim, as regiões com pouco pelo. É preciso também redobrar os cuidados com prevenção de parasitas como pulgas e carrapatos, que proliferam nessa época do ano”, afirma Gabriela Azevedo.

A temperatura mais amena e o ar com maior índice de umidade são fatores típicos do verão. Tal ambiente incentiva a proliferação de pulgas e carrapatos. Além das coleiras personalizadas a base de medicamentos repelentes, outra dica é deixar a pelagem bem curta. Aplicar produtos anti-pulgas, pelo menos uma vez ao mês, também contribui evitar a proliferação.

 Para os pets que vivem em quintal com vegetação ou fazem passeios constantes, a aplicação deve ser quinzenal. Se possível, deve-se diminuir a frequência de banhos, a fim de aumentar o tempo de ação dos medicamentos de prevenção.

Transpiração: alguns bichos de estimação, como cães e gatos, não possuem glândulas sudoríparas, responsáveis pela produção de suor e equilíbrio da temperatura corporal. Portanto, para aliviar o calor, eles precisam lançar mão de outros mecanismos de resfriamento. No caso dos cães, a respiração é a principal maneira de controlar a temperatura. Por isso, quando submetidos ao calor intenso ou situações de estresse, os bichinhos abrem a boca e projetam a língua para fora, aumentando a entrada de ar.

Para garantir o sossego do pet e evitar problemas mais graves, como vômitos e complicações cardíacas, a indicação é deixá-lo descansando em locais arejados, com água fresca abundante e bastante sombra. O mesmo vale para os gatos.

Cuidados com as patas: em asfalto ou areia muito quente, as patas dos cães podem ficar queimadas, deixando a região extremamente dolorida. Por isso, o ideal é sair de casa com o animal antes das dez da manhã e depois das quatro da tarde, períodos nos quais o sol não está muito intenso. Além disso, as almofadinhas das patas também auxiliam na manutenção da temperatura corporal, tanto para cães, quanto para gatos. Mais um motivo para protegê-las do calor.

“Vale todo tipo de cuidado. Prevenção de pulga, carrapato, cuidado com a hidratação, qualidade da urina. Os donos também precisam ficar atentos para não deixarem os animais no carro. Quando sair com caixa, que a caixa seja bem ventilada. É importante checar o calendário de vacinação. O tempo passa muito rápido e às vezes o proprietário nem se dá conta que a vacina já venceu”, alerta a veterinária.

(Tribuna da Bahia)

NEM TE CONTO

Após 3h, bandidos se entregam e liberam reféns de posto na Santa Cruz
Mais noticias
0 shares64 views
Mais noticias
0 shares64 views

Após 3h, bandidos se entregam e liberam reféns de posto na Santa Cruz

portbahiadez10 - 10 de dezembro de 2018 - 08:47:23

Os 16 servidores e pacientes do Centro de Saúde Osvaldo Caldas Campos, no bairro de Santa Cruz, que foram feitos reféns…

Servidores são feitos reféns em posto de saúde de Salvador
Mais noticias
0 shares87 views
Mais noticias
0 shares87 views

Servidores são feitos reféns em posto de saúde de Salvador

portbahiadez10 - 10 de dezembro de 2018 - 06:37:39

Servidores de um posto de saúde localizado no bairro de Santa Cruz, em Salvador, são feitos reféns na tarde desta…

ACM Neto chega no Festival de Verão acompanhado de namorada e chama atenção do público
Entretenimento
0 shares181 views
Entretenimento
0 shares181 views

ACM Neto chega no Festival de Verão acompanhado de namorada e chama atenção do público

portbahiadez10 - 10 de dezembro de 2018 - 05:42:24

O prefeito ACM Neto chamou atenção em sua chegada no Festival de Verão Salvador, neste domingo (9), mas não somente por…

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentarios sao de responsabilidade exclusiva de seus autores e nao representam a opiniao deste site.